M&A: Incorporação da Grid Energia pelo Grupo MGO – Portugal Vilela atuou como Advisor jurídico dos Vendedores

Incorporação da Grid Energia ao Grupo MGO – Êxito Portugal Vilela

Nesta última terça-feira, 17 de janeiro de 2023, o Grupo MGO e a GRID Energia anunciaram a incorporação de suas operações, formando a maior gestora de energia dos estados de Minas Gerais, Tocantins e região centro-oeste do Brasil.

O Portugal Vilela – Direito de Negócios tem orgulho de ter assessorado os Ex Sócios da GRID Energia nesta relevante operação de M&A, que se insere  dentro do contexto da iminente abertura do mercado livre de energia, prevista para janeiro de 2024.

“Acreditamos no crescimento de um mercado livre e de escolhas para nossos clientes e temos a convicção que estaremos preparados para o futuro que está por vir”, relata Rodrigo Guedes, CEO do Grupo MGO, que investirá R$ 500 milhões em projetos de geração distribuída. Segundo Stefano Angioletti, CEO da GRID Energia, os clientes passarão a contar com serviços e soluções ainda mais sofisticadas, “fundamentais diante dos riscos e oportunidades que se apresentam ao setor de energia elétrica brasileiro.”

Além da complementaridade dos negócios desenvolvidos pelas empresas e da fusão das expertises, a incorporação da Grid Energia compõe a estratégia de crescimento do Grupo MGO, num mercado que está passando por um processo de consolidação. “Este movimento que estamos realizando, em linha com nosso planejamento estratégico, coloca nossa companhia em destaque regional. Acreditamos no crescimento de um mercado livre e de escolhas para nossos clientes e temos a convicção que estaremos preparados para o futuro que está por vir”, afirma Rodrigo Guedes.

Instados a comentar sobre como foi a participação do Portugal Vilela no processo de incorporação, o ex-sócio da GRID, Henrique Siqueira, declarou:

“Agradeço a assessoria e suporte dado pelo Sócio Bernardo Portugal e pelo Advogado Wallison Magalhães e que resultou na incorporação da GRID Energia ao Grupo MGO. A experiência do Portugal Vilela e a forma como conduziram o processo, através de uma relação de muita confiança, foram sem nenhuma dúvida, peças preponderantes para o sucesso da negociação.”

Stefano Angioletti, ex Sócio da GRID e que segue agora como Diretor da MGO, faz um relato mais descritivo sobre e transação:

Entre o final de 2021 e ao longo de todo o ano de 2022 eu e meu sócio Henrique  recebemos a assessoria jurídica em importantes decisões que nossa empresa deveria tomar. Em resumo, a decisão era: crescer ou perecer. (…) 

Resolvemos buscar opções de crescimento e percebemos que a velocidade das mudanças do setor demandava uma mudança mais rápida. A opção do crescimento orgânico não seria suficiente. Precisávamos partir para uma opção mais ousada!  Com a Equipe do Portugal Vilela, liderados pelo Sócio Bernardo Portugal, trilhamos o tortuoso caminho de um processo complexo que desafia não só a organização, mas as pessoas de forma individual.

Realizamos então a incorporação da GRID Energia pela MGO, em um processo de fusão em que todos os passos foram dados sob a orientação do Portugal Vilela, em um período de quase um ano. 

Em retrospecto, julgo ter sido imprescindível não apenas a assessoria jurídica mas a experiência negocial e o histórico que Portugal Vilela trouxeram para a GRID Energia, o que  permitiu que uma transação complexa fosse realizada com sucesso, gerando valor aos acionistas e colaboradores da GRID Energia e ao Grupo MGO

Em nome de toda equipe Portugal Vilela, agradecemos a parceria e reconhecimento dos ex-Sócios da GRID Energia. Foi um privilégio participar deste momento marcante não só na história das duas empresas como do tão promissor mercado energético no Brasil. Desejamos enorme sucesso e crescimento ao Grupo MGO! 


O Portugal Vilela é especialista em M&A (Fusões e Aquisições), caso tenha dúvidas sobre esse assunto, nossa equipe está sempre a disposição.

Autor(a):

Bernardo Portugal

Bernardo Portugal

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, especialista em Direito da Economia e da Empresa, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e mestre em Direito Comercial com o tema “Governança Corporativa no Direito Societário Brasileiro”, pela UFMG.
Compartilhe:

Quero saber mais sobre o tema dessa publicação?

Publicações Relacionadas

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, conheça nossa Política de Privacidade.