O mês de junho, recém terminado, está se consolidando como o mês da diversidade, uma vez que em 28 deste mês celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
É importante destacar que a diversidade deve ser respeitada e exaltada não apenas em junho, mas em todos os meses do ano.
Diversidade no Brasil
A diversidade de uma sociedade, principalmente a brasileira – construída a partir da imigração de muitos povos, sob condições extremamente distintas – abrange muito mais que diferentes orientações sexuais: diferentes raças, cores, etnias, religiões, deficiências, ou seja, contempla toda uma multiplicidade de pessoas com os mais variados pensamentos e experiências.
É essa diversidade que muitas e muitas vezes é alvo de ataques preconceituosos de pessoas que, por absoluta ignorância, não admitem indivíduos livres para agir e pensar de formas diferentes. A aceitação e valorização dessas diferenças – uma evolução da sociedade – passou a ser um elemento importante para o crescimento das empresas, já que um ambiente respeitoso e saudável de trabalho permite uma valiosa troca de experiências que amplia a visão dos negócios, incentiva a produtividade e, por consequência, aumenta a competitividade.
Importância da diversidade nas empresas
O mercado percebeu a importância desse posicionamento e passou a se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio, como o ESG, que é a sigla em inglês para environmental, social and governance – em português, ambiental, social e governança.
A diversidade está inserida no social, sendo que as condutas de uma empresa que revelam o respeito pelas diferenças entre seus colaboradores passaram a ser percebidas pelo mercado como um dos pontos diferenciais que poderá levá-la ao sucesso, tanto que as práticas ESG começaram a ser critério para receber os mais variados tipos de investimentos, inclusive de Bancos considerados tradicionalistas.
A atenção do mercado às empresas que fizeram a implantação do ESG não está ligada apenas a uma questão de imagem, mas também à consolidação do entendimento de que atributos de sustentabilidade são indicativos de um resultado superior no decorrer do tempo.
Impacto positivo da diversidade nas empresas
O ganho financeiro advindo desta valorização da diversidade cria um ciclo muito saudável no qual cada vez mais empresas passem a implantar práticas de ESG para receber investimentos, colhendo resultados positivos no geral e reforçando sua atuação moderna, em especial, em relação à diversidade. A ampliação das visões de atuação das empresas propiciada pela diversidade gera diferenciais competitivos que facilitam, além da evidente retenção dos talentos, o surgimento de inovações.
É evidente, portanto, que a celebração e o respeito à diversidade não devem ficar restritos ao mês de junho de cada ano, sendo papel das empresas criarem políticas de inclusão visando usufruir os benefícios que apenas um lugar que realmente respeita a diversidade pode desfrutar.
A equipe do Portugal Vilela – Direito de Negócios conta com especialistas em governança e compliance. Em caso de dúvidas, estamos à disposição.