O Portugal Vilela Advogados foi o advisor jurídico da ATIVA Soluções no aporte de investimento liderado pela gestora KPTL, com a participação da WAYRA, um hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefônica no mundo.
O valor da operação não foi revelado. Mas, segundo o site Startups, pelo lado da KPTL, o investimento foi feito por meio do fundo Criatec 3, que tem como política fazer aportes de até R$ 10 milhões em startups (considerando follow ons). Já a Wayra faz aportes de até R$ 1 milhão.
A ATIVA Soluções é sediada em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica (MG), considerado um dos maiores polos de produção eletrônica da América Latina. A empresa tem a tecnologia IoT como força motriz e dedica-se a pesquisar e desenvolver equipamentos para Internet das Coisas, com a meta de monitorar e gerir a infraestrutura instalada em empresas remotamente.
Incubada no INATEL, Instituto Nacional de Telecomunicações, a ATIVA Soluções, hoje, conta com 62 funcionários e mais de 1 milhão de equipamentos em atividade por todo o Brasil e em operação em países como Estados Unidos, México e Chile. Seus sistemas estão segmentados em seis verticais centrais: Saneamento, Energia Elétrica, Óleo e Gás, Telecomunicações, Transportes, Meio Ambiente e Agronegócio.
Segundo o CEO Edson Ribeiro o investimento recebido será aplicado no aperfeiçoamento de políticas internas de governança e no aumento da musculatura da companhia. Além de fortalecer o ecossistema de inovação existente em Santa Rita do Sapucaí, contribuindo ainda mais para aumentar o dinamismo e a eficiência no desenvolvimento de novos produtos para o mercado de IoT brasileiro, gerando riqueza para o estado, por meio da criação de dezenas de novos empregos diretos e indiretos.
Clique aqui e confira o video.